Uma das características mais poderosas de uma linguagem de programação é a habilidade de manipular variáveis. Uma variável é um nome que se refere a um valor.
O comando de atribuição cria novas variáveis e dá a elas valores:
>>> mensagem = "E aí, Doutor?"
>>> n = 17
>>> pi = 3.14159
Este exemplo faz três atribuições. A primeira atribui a string "E aí, Doutor?" a uma nova variável chamada mensagem. A segunda dá o valor inteiro 17 a n, e a terceira atribui o número de ponto flutuante 3.14159 à variável chamada pi.
Uma maneira comum de representar variáveis no papel é escrever o nome delas com uma seta apontando para o valor da variável. Esse tipo de figura é chamado de diagrama de estado porque mostra em que estado cada variável está (pense nisso como o estado de espírito da variável). O diagrama a seguir mostra o resultado das instruções de atribuição:
O comando print também funciona com variáveis:
>>> print mensagem
E aí, Doutor?
>>> print n
17
>>> print pi
3.14159
Em cada um dos casos, o resultado é o valor da variável. Variáveis também têm tipo. Novamente, podemos perguntar ao interpretador quais são eles:
>>> type(mensagem)
<type 'string'>
>>> type(n)
<type 'int'>
>>> type(pi)
<type 'float'>
O tipo de uma variável é o tipo do valor ao qual ela se refere.
Os programadores geralmente escolhem nomes significativos para suas variáveis, pois os nomes documentam para o que a variável é usada.
Nomes de variáveis podem ser arbitrariamente longos. Eles podem conter tanto letras quanto números, mas têm de começar com uma letra. Embora seja válida a utilização de letras maiúsculas, por convenção, não usamos. Se você o fizer, lembre-se de que maiúsculas e minúsculas são diferentes. Bruno e bruno são variáveis diferentes.
O caractere para sublinhado ( _ ) pode aparecer em um nome. Ele é muito utilizado em nomes com múltiplas palavras, tal como em meu_nome oupreco_do_cha_na_china.
Se você der a uma variável um nome inválido, causará um erro de sintaxe:
>>> 76trombones = "grande parada"
SyntaxError: invalid syntax
>>> muito$ = 1000000
SyntaxError: invalid syntax
>>> class = "Ciencias da Computacao 101"
SyntaxError: invalid syntax
76trombones é inválida por não começar com uma letra. muito$ é inválida por conter um caractere ilegal, o cifrão. Mas o que está errado comclass?
Ocorre que class é uma das palavras reservadas em Python. Palavras reservadas definem as regras e a estrutura da linguagem e não podem ser usadas como nomes de variáveis.
Python tem 29 palavras reservadas:
and def exec if not return
assert del finally import or try
break elif for in pass while
class else from is print yield
continue except global lambda raise
Pode ser útil ter essa lista à mão [2]. Se o interpretador acusar erro sobre um de seus nomes de variável e você não souber o porquê, veja se o nome está na lista.
N.T.: esta lista pode ser obtida através do próprio interpretador Python, com apenas dois comandos:
import keyword
print keyword.kwlist
|
Sobre o Autor
0 comentários: