Ola amigos inciantes e Pythonista seguindo falando sobre Python daremos continuidade,
hoje sera abordado valores ,tipos e variáveis .
Bons estudos!
Valores e tipos
O valor (por exemplo, letras e números) é uma das coisas fundamentais que um programa manipula. Os valores que já vimos até agora foram o 2 (como resultado, quando adicionamos 1 + 1) e "Alô, Mundo!".
Esses valores pertencem a tipos diferentes: 2 é um inteiro, e "Alô, Mundo!" é uma string, assim chamada porque “string”, em inglês, quer dizer sequência, série, cadeia (de caracteres), ou neste caso, “série de letras”. Você (e o interpretador) consegue identificar strings porque elas aparecem entre aspas.
O comando print também funciona com inteiros:
>>> print 4
4
Se você estiver em dúvida sobre qual é o tipo de um determinado valor, o interpretador pode revelar:
>>> type("Alô, Mundo!")
<type 'string'>
>>> type(17)
<type 'int'>
Nenhuma surpresa: strings pertencem ao tipo string e inteiros pertencem ao tipo int. Menos obviamente, números com um ponto decimal pertencem a um tipo chamado float, porque estes números são representados em um formato chamado ponto flutuante [1]:
>>> type(3.2)
<type 'float'>
[1] N.T.: Observe o uso de ponto no lugar da vírgula para separar a parte inteira da parte fracionária.
O que dizer de valores como "17" e "3.2"? Eles parecem números, mas estão entre aspas, como strings:
>>> type("17")
<type 'string'>
>>> type("3.2")
<type 'string'>
Eles são strings.
Ao digitar um número grande, é tentador usar pontos entre grupos de três dígitos, assim: 1.000.000. Isso não funciona por que Python usa o ponto como separador decimal. Usar a vírgula, como se faz em inglês, resulta numa expressão válida, mas não no número que queríamos representar:
>>> print 1,000,000
1 0 0
Não é nada do que se esperava! Python interpreta 1,000,000 como uma tupla, algo que veremos no Capítulo 9. Por hora, lembre-se apenas de não colocar vírgulas nos números.
Variáveis
Uma das características mais poderosas de uma linguagem de programação é a habilidade de manipular variáveis. Uma variável é um nome que se refere a um valor.
O comando de atribuição cria novas variáveis e dá a elas valores:
>>> mensagem = "E aí, Doutor?"
>>> n = 17
>>> pi = 3.14159
Este exemplo faz três atribuições. A primeira atribui a string "E aí, Doutor?" a uma nova variável chamada mensagem. A segunda dá o valor inteiro 17 a n, e a terceira atribui o número de ponto flutuante 3.14159 à variável chamada pi.
Uma maneira comum de representar variáveis no papel é escrever o nome delas com uma seta apontando para o valor da variável. Esse tipo de figura é chamado de diagrama de estado porque mostra em que estado cada variável está (pense nisso como o estado de espírito da variável). O diagrama a seguir mostra o resultado das instruções de atribuição:
O comando print também funciona com variáveis:
>>> print mensagem
E aí, Doutor?
>>> print n
17
>>> print pi
3.14159
Em cada um dos casos, o resultado é o valor da variável. Variáveis também têm tipo. Novamente, podemos perguntar ao interpretador quais são eles:
>>> type(mensagem)
<type 'string'>
>>> type(n)
<type 'int'>
>>> type(pi)
<type 'float'>
O tipo de uma variável é o tipo do valor ao qual ela se refere.
Continua ....


Sobre o Autor
0 comentários: